terça-feira, 24 de julho de 2012

Até que a verdade nos separe

O livro "Compreender Wittgenstein" fez-me pausar a leitura do filosofo Deleuze. Preciso realmente me concentrar pois penso que buscarei mais por escritos de Wittgenstein.

Ainda na metade, pois volto e releio mesmo tendo compreendido...e dessa vez sem pressa para concluir ou agregar uma nova percepção....com pressa.

Transcrevo aqui trecho da página 22 do Livro Compreender Wittgenstein - Kai Buchholz

"  Wittgenstein continua desenvolvendo esta argumentação nascida diretamente de uma situação específica da vida, o que se expressa, entre outras coisa, numa observação filosófica que escreve em seu diário, no dia 5 de julho de 1916 - ele se encontra justamente no front:
O mundo é independente de minha vontade. Ainda que tudo que desejássemos acontecesse, isso seria, por assim dizer, apenas uma graça do destino, pois não há nenhum vínculo lógico entre vontade e mundo que o garantisse, e o suposto [vínculo] físico decerto não é algo que pudéssemos querer *(TGB 167)

* TGB = Tagebucher (diários) 1914-1916, vol. 1, p. 87-187 


"O mundo é independente de minha vontade."  Wittgenstein


O que significa essa singela citação? remete as ideias de Schopenhauer em  "Mundo como vontade e representação"?!   (De um lado a vontade e de outro a representação)

Wittgenstein enfatiza que tudo o que faz pela própria vontade não tem relação com os acontecimentos no mundo ainda que seus desejos fossem existentes seria portanto...apenas sorte, um acaso.


É realmente possível vivermos em plena ilusão? 

vamos a leitura...antes que a verdade chegue a mim...



Insensatez

"Porque há o direito ao grito. Então eu grito". Clarice Lispector
"Entre mim e mim, há vastidões bastantes para a navegação de meus desejos afligidos" Cecília Meireles
"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Coração em musica

"E tanto bateu que feriu, feriu a pele que sangrou, sangrou sem parar que doeu, doeu forte que os pensamentos eram de amor, amor que nasce puro, puro que se desfaz quando cresce condição, condição de me desfazer ser o que não sou, sou assim de falar ou escrever, escrever sentimento poetizar não pensar, pensar e calcular é o mesmo que mentir, mentir para adular não significa ferir, ferir que tanto feriu e durante todo o meu ser ferirá, a cada passo que dou giro o mundo, mundo esse que só penso em amar, amar de amar de amor dar, dar por receber o amor sem perceber, perceber e receber carinho e afeto, afeto que me marca e me tira do chão, chão que me prende quando quero voar, voar noutra realidade aquela coisa de quando nasce, nasce o desejo de amar, e tanto bateu que feriu, que curou e pronto está, está pronto para continuar loucamente a amar"
Carla L.

.................................................................................................................
A Alma do Amor
Quando um homem, quer tenda para os rapazes ou para as mulheres, encontra aquele mesmo que é a sua metade, é um prodígio como os transportes de ternura, confiança e amor os tomam. Eles não desejariam mais separar-se, nem por um só instante. E pensar que há pessoas que passam a vida toda juntas, sem poder dizer, diga-se de passagem, o que uma espera da outra; pois não parece que seja o prazer dos sentidos que lhes faça encontrar tanto encanto na companhia uma da outra. É evidente que a alma de ambas deseja outra coisa, que não pode dizer, mas que adivinha e deixa adivinhar.

Platão
.......................................................................

A Doce Incerteza do Romance
A própria essência do romance é a incerteza. Se algum dia me casar, farei tudo para me esquecer desse facto. 

Oscar Wilde
.........................................................................................................

Quem É Que Tu Amas?
- Quem é que tu amas? - continuou Murphy. - Eu, tal como sou. Podes desejar o que não existe, não podes amá-lo. - Nada mal, para um Murphy. - Se assim é, por que diabo te esforças tanto para me modificar? Para poderes deixar de me amar - aqui, a voz subiu e atingiu uma nota bastante honrosa - para deixares de estar condenada a amar-me, para seres dispensada de me amar.

Samuel Beckett
..................................................................................

Porque Não Te Calas?

O silêncio - porque não te calas? Decerto, como depois da morte, cair-te-á em cima uma horda de malfeitores que se defendem na calúnia e no insulto para seres tu a defender-te da ofensa deles. Ser o primeiro a caluniar é ficar logo por cima. A não ser, como nas aldeias, que respondas com outro insulto. E a razão ficará então com quem tiver melhor pulmadura.

Vergílio Ferreira




quinta-feira, 19 de julho de 2012

CtrlC + Ctrl V - 10 fatos sobre o cérebro humano

Curiosidades: 10 fatos sobre o cérebro humano
Controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração. Recebe milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato), controla nossos movimentos físicos ao andarmos, falarmos, ficarmos em pé ou sentarmos. Nos deixa pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções.

A “máquina” responsável por coordenar, controlar e regular todas essas tarefas é por um órgão que tem mais ou menos o tamanho de uma pequena couve-flor: o cérebro.

Confira 10 fatos sobre o cérebro humano, que provavelmente você não sabia:

1 – O CÉREBRO NÃO SENTE DOR:
Por não ter receptores para isso, o cérebro não sente dor. É por isso que neurocirurgias podem ser feitas enquanto o paciente está acordado, apesar de ser assustador. Aliás, isso ajuda os cirurgiões a manter o controle sobre o procedimento – e não bagunçar funções motoras ou de visão, por exemplo.

2 – HÁ MAIS DE 160 MIL QUILÔMETROS DE VASOS SANGUÍNEOS NO CÉREBRO:
O cérebro é uma estrutura relativamente pequena e pesa menos de 2 kg, mas contém um número monstruoso de elementos: 100 bilhões de neurônios, conectados entre si por 100 trilhões de sinapses. Em termos de informação, o cérebro é capaz de armazenar 1.000 terabytes (1 terabyte = 1.024 gigabytes). MITO: Nós usamos 100% da capacidade do nosso cérebro, ao contrário do que dizia aquela famosa lenda dos 10%.

3 – O CÉREBRO DE EINSTEIN FOI PRESERVADO:
Poucas horas depois de sua morte, em 1955, Einstein teve seu cérebro retirado pelo Dr. Thomas Harvey sem autorização da família. O legista simplesmente tomou chá de sumiço e só foi encontrado 23 anos depois por um jornalista persistente. O médico admitiu que ainda estava com o cérebro de Einstein, cortado em 240 partes e preservado em jarros com formaldeído.

4 – HÁ GRANDES DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS LADOS DO CÉREBRO
O Cérebro possui dois hemisférios, sendo um deles mais voltado a pensamentos racionais e analíticos (o esquerdo) e o outro voltado mais para pensamentos conceituais e visuais (o direito). Eles trabalham de forma “invertida”: se você machuca sua mão direita, a dor é processada pelo hemisfério esquerdo. Curiosamente, você sobreviveria mesmo que perdesse completamente um dos hemisférios (não sei se muito bem).

5 – O CÉREBRO DOS HOMENS É 10% MAIOR QUE O DAS MULHERES
Antes de começarem as piadas masculinas, vale destacar que, embora seja relativamente menor, o cérebro feminino possui mais células nervosas do que o masculino. Além disso, ele realmente tende a priorizar “emoções”, enquanto o dos homens tende a priorizar a “lógica”. Mas o cerebro de homens homossexuais tende a funcionar de maneira mais similar ao de mulheres.


6 – SEU CÉREBRO É MAIS ATIVO ENQUANTO VOCÊ DORME

Durante o sono, nosso cérebro processa intensamente as informações que coletou durante o dia – alguns cientistas acreditam que esse fenômeno é responsável pelos sonhos. Até hoje, ninguém sabe exatamente por que, de fato, sonhamos. Contudo, já foi comprovado que pessoas com QI mais elevado tendem a sonhar mais, e que tirar um cochilo durante o dia pode ajudá-lo a ter mais disposição e foco para trabalhar.

7 – É POSSÍVEL MANIPULAR SONHOS
O termo Sonho Lúcido, que descreve o fenômeno, foi criado na década de 1880 pelo psiquiatra alemão Frederik Willem van Eeden, mas só ganhou força quase um século depois, na década de 1960. Hoje em dia, há inúmeros sites e artigos explicando como controlar os próprios sonhos.

8 – NINGUÉM SABE POR QUE DAMOS RISADA
O riso é um fenômeno unicamente humano, que começa a partir dos 4 meses de idade. Também é algo “contagioso” e difícil de fingir. Ainda assim, até hoje ninguém descobriu exatamente por que certas situações provocam riso, nem por que nem todo mundo acha graça em uma mesma piada.

9 – TAMANHO NÃO IMPORTA MUITO
Ao contrário do que muitos pensam, ter um cérebro maior não garante, necessariamente, que a pessoa seja mais inteligente. O de Einstein, por exemplo, pesava 1,23 kg (a média para um adulto é de 1,4 kg).

10 – O QI MAIS ALTO DO MUNDO É 210
O coreano Kim Ung-yong, nascido em 1962, possui o QI mais alto do mundo. Aos seis meses de idade, já começou a falar. Aos oito, conseguia entender álgebra. Começou a frequentar o curso de física na Universidade de Hanyang aos 4 anos e, quando se formou, foi convidado pela NASA para continuar seus estudos nos EUA. De volta à Coreia do Sul, em 1978, trocou a física pela engenharia civil e obteve um título de doutorado na área.

Fonte:  http://www.foradopadrao.com.br/curiosidades-10-fatos-sobre-o-cerebro-humano/




..... 'acho' que nada tão supreendente....ou novidade...
apenas interessante...apenas. muito
c.l

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tempo de inverno

Se eu não consigo frear o vento forte que vem em minha direção, e se ao mudar de direção o vento continua igual, então é mesmo correto esperar o tempo frear o vento...
E o tempo mudou...o vento forte que vem em minha direção...o vejo tão diferente que percebi então...que aquele de antes não era o que eu queria...era o que eu imaginava...que eu queria
mas não é isso que eu preciso...isso era o que eu pensava que queria...
nesse tempo de inverno...

delicia de inverno de tempo de vento forte que meu coração chama...
outra imaginação...
é essa que eu precisava, é a que eu quero

domingo, 15 de julho de 2012

Fragmentos poéticos da Poetisa Safo - (Σαπφώ)

Como a Doce Maçã

Como a doce maçã que rubra, muito rubra,
lá em cima, no alto do mais alto ramo
os colhedores esqueceram; não,
não esqueceram, não puderam atingir.



Contemplo Como o Igual dos Próprios Deuses

Contemplo como o igual dos próprios deuses
esse homem que sentado à tua frente
escuta assim de perto quando falas
com tal doçura,

e ris cheia de graça. Mal te vejo
o coração se agita no meu peito,
do fundo da garganta já não sai
a minha voz,

a língua como que se parte, corre
um tênue fogo sob a minha pele,
os olhos deixam de enxergar, os meus
ouvidos zumbem,

e banho-me de suor, e tremo toda,
e logo fico verde como as ervas,
e pouco falta para que eu não morra
ou enlouqueça.



De Alceu a Safo

Ó cheia de pureza,
ó Safo coroada de violetas
que docemente ris:

eu te diria de bom grado certa coisa,
se não fosse a vergonha que me impede.



Safo para Alceu

Se quisesses tão só o bom e o belo,
se em tua boca más palavras não tramasses,
não haveria essa vergonha nos teus olhos
e poderias exprimir-te francamente.







sábado, 14 de julho de 2012

deixe-se um pouco e vá a outro mundo

é bem verdade....
sair do proprio mundo para conhecer um pouco do mundo doutro...
é bem loucura...
mas é preciso coragem entrar em outro mundo sem se desfazer do proprio...
é...pode ser que não...
sei lá...
arranque-me

O relogio


é esse...
o cronologico apenas serve para cessar o tempo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

José Jorge Letria

Um Pouco Mais de Nós

Podes dar uma centelha de lua, 
um colar de pétalas breves
ou um farrapo de nuvem;
podes dar mais uma asa
a quem tem sede de voar
ou apenas o tesouro sem preço
do teu tempo em qualquer lugar;
podes dar o que és e o que sentes
sem que te perguntem
nome, sexo ou endereço;
podes dar em suma, com emoção,
tudo aquilo que, em silêncio,
te segreda o coração;
podes dar a rima sem rima
de uma música só tua
a quem sofre a miséria dos dias
na noite sem tecto de uma rua;
podes juntar o diamante da dádiva
ao húmus de uma crença forte e antiga,
sob a forma de poema ou de cantiga;
podes ser o livro, o sonho, o ponteiro
do relógio da vida sem atraso,
e sendo tudo isso serás ainda mais,
anónimo, pleno e livre,
nau sempre aparelhada para deixar o cais,
porque o que conta, vendo bem,
é dar sempre um pouco mais,
sem factura, sem fama, sem horário,
que a máxima recompensa de quem dá
é o júbilo de um gesto voluntário.

E, afinal, tudo isso quanto vale ?
Vale o nada que é tudo
sempre que damos de nós
o que, sendo acto amor, ganha voz
e se torna eterno por ser único e total.

José Jorge Letria


Rabindranath Tagore - O Último Negócio

O Último Negócio


Certa manhã 
ia eu pelo caminho pedregoso,
quando, de espada desembainhada,
chegou o Rei no seu carro.
Gritei:
— Vendo-me!
O Rei tomou-me pela mão e disse:
— Sou poderoso, posso comprar-te.
Mas de nada lhe serviu o seu poder
e voltou sem mim no seu carro.

As casas estavam fechadas
ao sol do meio dia,
e eu vagueava pelo beco tortuoso
quando um velho
com um saco de oiro às costas
me saiu ao encontro.
Hesitou um momento, e disse:
— Posso comprar-te.
Uma a uma contou as suas moedas.
Mas eu voltei-lhe as costas
e fui-me embora.

Anoitecia e a sebe do jardim
estava toda florida.
Uma gentil rapariga
apareceu diante de mim, e disse:
— Compro-te com o meu sorriso.
Mas o sorriso empalideceu
e apagou-se nas suas lágrimas.
E regressou outra vez à sombra,
sozinha.

O sol faiscava na areia
e as ondas do mar
quebravam-se caprichosamente.
Um menino estava sentado na praia
brincando com as conchas.
Levantou a cabeça
e, como se me conhecesse, disse:
— Posso comprar-te com nada.
Desde que fiz este negócio a brincar,
sou livre.

Rabindranath Tagore, in "O Coração da Primavera"
Tradução de Manuel Simões

(citador.pt)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

um toque de vida - lacrimis nocte

sentimentos

Ludwig Wittgenstein - Ctrl c Ctrl v sem medo de ser feliz.

e então há tanto para ler...sinto uma euforia que comanda todo o meu ser.
por indicação da pensadora Yedra, a proxima leitura é: Compreender Wittgenstein - autor  Kai Buchholz

(falta encontrar em algum sebo...ou comprar messsssss)
...
Meu singelo blog se dedicará a indicar livros literarios e filosoficos e claro...poesias...
Falta listar e lembrar todos...


...................
Citações de Wittgenstein: (fonte:  http://www.quemdisse.com.br)

"Tudo que pode ser dito, pode ser dito com clareza. "

"Humor não é um estado de espírito, mas uma visão de mundo."

"Diga-lhes que esta vida não cessou de me maravilhar."

"Eu sou meu mundo. (O microcosmos). (5.63)"

"Filosofar é como tentar descobrir o segredo de um cofre: cada pequeno ajuste no mecanismo parece levar a nada. Apenas quando tudo entra no lugar a porta se abre."

"Filosofia é a batalha entre o encanto de nossa inteligência mediante a linguagem."

"O mundo é a totalidade dos fatos, não das coisas (1.1)"

"O que eu sei sobre Deus e o sentido da vida? Eu sei que este mundo existe"

"O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua platéia, para que esta se imagine ser tão esperta quanto ele."

"Onde no mundo se há de notar um sujeito metafísico? Você diz que tudo se passa aqui como no caso do olho e do campo visual. Mas o olho você realmente não vê. E nada no campo visual permite concluir que é visto a partir de um olho. (5.633)"

"Quando alguém está com medo da verdade, então é sempre uma meia verdade que o está ameaçando."

"Sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar."

"Todas as proposições têm igual valor. (6.4)"

"É por isso que tampouco pode haver proposições na ética. Proposições não podem exprimir nada de mais alto. (6.42)"

"Filosofia é a batalha entre o encanto de nossa inteligência mediante a linguagem."

"Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo. (5.6)"

"Que bom que não me deixo influenciar!"

"Sentimos que, mesmo depois de serem respondidas todas as questões científicas possíveis, os problemas da vida permanecem completamente intactos"


....
minha proxima leitura...dizem ser complexo, mas existem pessoas que preferem o dificil mesmo sem compreender o básico...seriam as tolas...! eu sou tola...

um copo dágua bem gelado...e outras pérolas

É UMA MARAVILHA!
É!

pecado santo pensamento herdado. Mas quem pensa hoje? talvez nem eu...

"Foi, é claro, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo sistematicamente repetida. Eu não acredito em um Deus pessoal e eu nunca neguei isso mas expressei claramente. Se existe algo em mim que pode ser chamado de religioso, esse algo é a admiração ilimitada pela estrutura do mundo tão longínqua quanto a nossa ciência pode revelar."
Albert Einstein

Por simples senso comum não acredito em Deus, em nenhum."
Charlie Chaplin

Para vocês eu sou ateu. Para Deus, a fiel oposição."
Woody Allen

“Os que não padecem desta neurose (religiosidade) talvez não precisem de intoxicante para amortecê-la. Encontrar-se-ão, é verdade, numa situação difícil. Terão de admitir para si mesmos toda a extensão de seu desamparo e insignificância na maquinaria do universo; não podem mais ser o centro da criação, o objeto de eterno cuidado de uma Providência beneficente. Estarão na mesma posição de uma criança que abandonou a casa paterna, onde se achava tão bem instalada e tão confortável. Mas não há dúvidas que o infantilismo está destinado a ser superado. Os homens não podem permanecer crianças para sempre; têm de, por fim, sair para a vida ‘hostil’".
Sigmund Freud

“Contra o panteísmo, sustento principalmente que ele não diz nada. Chamar Deus ao Mundo não significa explicá-lo, mas apenas enriquecer a língua com um sinônimo supérfluo da palavra Mundo. Se dizeis ‘o Mundo é Deus’, ou ‘o Mundo é o Mundo’, dá no mesmo. Quando partimos de Deus como se ele fosse o dado e o a-ser-explicado, e dizemos portanto: ‘Deus é o Mundo’; então numa certa medida exista uma explicação, ao se reconduzir ignotum a notius: mas trata-se somente de uma explicação de vocabulário. Porém, quando se parte do efetivamente dado, portanto o mundo, e se afirma ‘o Mundo é Deus’, então se torna claro que com isto não se diz nada, ou ao menos que se explica ignotum per ignotius [O desconhecido pelo mais desconhecido]".
Arthur Schopenhauer



O homem criou divindade para se esconder? de quem? de si mesmo?
ainda prefiro usar oculos escuros...

Tirinhas e outras reflexões












Todo homem é um ser pensante, sem duvidas, questionador também, há quem se concentre apenas em afirmar o que aprendeu sem margem alguma a duvida colocada por outrem pois sua convicção não permite novas perspectivas sobre o assunto defendido...são mentes fechadas mas extremamente intelectuais e envolventes.


A convicção difere da fé, traz segurança do que acreditarmos com relação a tudo o que envolve o mundo, estamos nele, no mundo, sem convicção, sem acreditar em si mesmo seria como andar em plena escuridão sem vontade e sim por indução de alguem. Há sempre um ser sedutor que induze os pensamentos e influem nas vontades, todavia havendo convicção do que somos, dificilmente somos induzidos a vontade doutro.

Ideias são plantadas, mensagens sublimes, daquelas que não parecem ser intencionadas.


De tudo o que já vi nesse mundo...e foi tão pouco, fácil detectar os maquiavelicos, difícil encontrar os convictos, que seguem rumo ao mundo das ideias por vontade própria não levando em ...consideração fragmentos deixados pelos outros com a finalidade de serem plantados em suas mentes...o próprio desejo...seria desejar viver a vida do outro induzindo-o com palavras de efeito que fazem com que sigam contra suas íntimas vontades fazendo valer a própria vontade. Anula as ideias do outro impondo a própria ideia.

Por isso questionar e duvidar de tudo é tão relevante quanto ter convicção do controle da própria vida.




Letrinhas dançantes

Cada palavra torna-se magica
Nascem na esfera do pensamento as letras e números e ficam misturadas
São as ideias sendo criadas, sentimentos querendo explodir para o mundo
Letras  e números, palavras e frases, linha por linha
Na imaginação parecem ser coloridas, azul, vermelho, rosa, verde...
Brincam entre elas, as letras..., formam parágrafos numerados...
Ficam na mente...
E o dia acontece, nasce o passado, agora já é passado...
E a vida torna-se viva
Cada palavra uma magia, formando texto ou poesia..., versinhos...alegria.
Pego as letrinhas que brincam, junto-as e formo meu sentido
Sentido do sentimento do sinto muito...sinto tudo, não quero nada.
Passado desistente, presente momento de nada temer, querer, pensar...só sentidos...
Sentidos onde as letrinhas brincam caminhando entre as arvores rumo ao bem
Que seria do ser humano se não escrevesse? 
Que seria do mundo se não houvesse invenção?
Inventar, letrinhas coloridas a brincar, meu texto..., invenção...
Escrevo, desabafo, desatento...palavras colocadas erradas...
mas fazer o que? elas nascem de todo o meu sentimento.

Mais um ouro da artista Cidalia Pinto

O que é de beleza nessa vida é que ao entrar na magia complexa dos sentimentos, não conseguimos perceber o óbvio. Há quem consegue dedicar-se mais a obviedades e há quem prefere acreditar que existe algo além do que obvio e então mergulha-se nas perguntas e respostas complexas, que se misturam e não tem coerência...e o sofrimento é aumentado a cada minuto anestesiando a própria essência. E chega um momento que tudo adormece e nos iludimos no esquecimento. Porém a vida é supreendente pois nos acorda e nos apresenta toda a força que tem o amor.
O que é beleza nessa vida é poder sentir também a beleza que há dentro das pessoas de almas limpas, são pessoas belas, que fazem o mundo mais belo. Eis que é esse o meu abraço a vida, as coisas belas.

A minha querida artista Cidália Pinto, grata minha amiga, pelo carinho e por esse delicioso texto sobre o amor. Sim! Vale a pena! a vida vale a pena, e amar é isso tudo. Beijos.



quarta-feira, 11 de julho de 2012

Solidão de julho

Perceber o mundo real diferente do que pensamos ser o ideal, notar que cada pessoa que conhecemos está tão longe dos valores que temos, seguir contra maré...seria algo assim...não pertencer ao senso comum...mas fingir ser do senso comum apenas para não piorar o que está preste a ser mais desagradável...Ser parte do mundo e ser diferente dos que pertencem ao mesmo mundo. Perceber...nasce então a imaginação, uma após outra...cria-se mundos, as ideias seguem mais complexas ainda porém...de tudo é no minimo agradável...tem que ser...

E ainda nesses mundos imaginários, entram pessoas que não foram convidadas, imaginadas...
E te tomam tudo...todas as coisas belas que foram construídas, elas pegam emprestadas...
E te devolvem ao final de tudo o vazio. Enquanto as mãos estão cheias de coisas belas, o coração pulsa por coisas belas, a mente deseja e pensa por coisas belas e a tristeza existe apenas para recordar e chorar pelas coisas belas, o desejo morte serve apenas para não temer o perder das coisas belas e a lágrima do amor pela vida nasce por qualquer coisa bela, chegam pessoas...do nada e te tomam tudo emprestado...como se elas fossem parte das coisas belas...

Quando estende a mão...o vazio...

O mundo imaginário está em constante construção...mas como não deixar os tomadores das coisas belas não entrarem? Como?

Meu tempo, sua madrugada

E esses dias...que seria o tempo?
tempo vai...tempo voa...tempo que para...
tempo...que não muda de tempo
que horas foram essas? teu rosto vivo na minha memoria
tempo antes já tinha esquecido...
acordou-me na madrugada...tempo de lembrança
lembrança vinda do nada...
não foi musica...apaguei todas elas
não foram textos...desmemorizei-os
nem as folhas brancas...doei-as....
tempo de vento rápido
levou-te do meu peito coração em pedra...
e tempo que foi esse ontem
dessa ultima madrugada...
ainda me vem você
na memoria viva que tarda a ir embora
ontem tu me mata?
no tempo de lembrança...
tempo ...  forte sentimento nessa madrugada

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Artista Incrível - parte 1

Robert Longo  
“I think I make art for brave eyes. I don't want to make art that will pat you on the back and tell you everything is going to be okay. I want to make something that's much more confronting. You don't look at it(;) it looks at you as much as you look at it.” – Robert Longo (1986), from his Homepage at artnet’s Artist Works Catalogues ([...] vc não olha para ele, ele olha para vc o tanto o quanto vc olha para ele[...]" Robert Longo)(destaque meu)







Os desenhos desse artista são incriveis, encontrei sem pretensão de contemplar obras de arte. E nem entendo nada a respeito, mas sinto-me fora do mundo quando os artistas me roubam dele, do mundo.
A maioria de suas obras são feitas com grafite, carvão e papel e sua genialidade apresenta desenhos tridimensionais e realistas.

Abaixo imagens de algumas das obras de Robert Longo e na web site mais informações sobre o artista:   http://www.jornalciencia.com  (publico e indico!!!).









Caminante - poesia de Antonio Machado

Caminante, son tus huellas 
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca 
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar 

Antonio Machado



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Creio em Deus pai.

A vantagem de ser religioso.

Sempre senti admiração e respeito por pessoas que são religiosas de verdade, aquelas que frequentam o templo, que acreditam na divindade e que agem de maneira tão ingenua que percebe-se claramente suas almas puras, o querer bem ao proximo e acreditarem nas palavras 'bem ditas'. A elas eu até me curvo, não pela religião propriamente dita mas pela essencia do carater que demonstram em suas ações.

Me recordo de minha avó que não julgava e nem distinguia pessoas, ela apenas vivia sempre sorrindo e não deixava de maneira alguma, suas rezas as 5 da manhã e a ida a igreja aos domingos, eram dois onibus que seguiam um longo caminho para a igreja São Judas, a qual ela era devota e era a mais proxima da cidade de Barueri, onde morava em uma pequena chácara.

Pessoas assim de alma limpa, levam vantagem pois não visam o ruim, elas acreditam que há algo muito maior e que a morte as levarão ao paraiso, ao céu.
Quando a vida segue um percurso estranho, o terço ou outro objeto significativo é o melhor amigo. É onde depositam a fé, os pedidos.

Disseram-me certa vez que para tudo o que não há explicação, a resposta é Deus.
Li uma citação similar de algum filosofo mas não me recordo o autor.

E de fato, seria melhor ter a explicação Deus em resposta? 
Os momentos de desordem na vida, sem explicação, seria destino? coincidencia? acaso?
Entendi por longos anos que é muito mais fácil atribuir a culpa para si mesmo quando algum acontecimento estranho gera atrito envolvendo mais pessoas. Na realidade é uma forma de inversão dos fatos, para simplesmente tirar o beneficio da duvida e esperar as proximas ações.

Se tudo o que envolve a vida do ser é por consequencia de seus proprios atos, então deveria ter acontecimentos sem explicação? Aquele momento do qual perde-se o tempo e o resultado é o que acontecia antes do fato ocorrido?

Aos religiosos, torna-se mais facil porque dentro da ignorancia não precisam refletir, apenas atribuem tudo com a imaginação da vontade de Deus.

É notorio que essa resposta conforta 'os corações aflitos', e que a ignorancia pode ser mais benefica. Por um outro lado, aqueles que não se bastam a viver alienados é uma tortura mental inimaginavel.

Não questiono o que seria bom ou não para o homem, mas sobre a facilidade em bastar-se a uma resposta que explica para ele a vida: 'Deus'.

Nem tampouco me refiro aos religosos falsos, entraria em outra questão no sentido politico.

Me refiro a essas poucas pessoas, de vida simples e sempre a ter fé em Deus. 

Digo que gostaria imensamente de ter essa fé, nao pelo "Deus" interior, aquela força que todos devem ter, de acreditar em si mesmo, de se amar, de ter convicção sobre as belezas do mundo que quer para si, do viver, mas com relação ao 'Deus' elaborado pela historia das religiões, as divindades, as crenças...

Hoje confesso, gostaria de dizer a mim mesma: Aconteceu porque foi a vontade de Deus.

02-07-2012 - após uma conversa com uma religiosa temerosa a 'Deus' mas magnificamente bela e poetica com suas palavras e gesto de afeto.