A vantagem de ser religioso.
Sempre senti admiração e respeito por pessoas que são religiosas de verdade, aquelas que frequentam o templo, que acreditam na divindade e que agem de maneira tão ingenua que percebe-se claramente suas almas puras, o querer bem ao proximo e acreditarem nas palavras 'bem ditas'. A elas eu até me curvo, não pela religião propriamente dita mas pela essencia do carater que demonstram em suas ações.
Me recordo de minha avó que não julgava e nem distinguia pessoas, ela apenas vivia sempre sorrindo e não deixava de maneira alguma, suas rezas as 5 da manhã e a ida a igreja aos domingos, eram dois onibus que seguiam um longo caminho para a igreja São Judas, a qual ela era devota e era a mais proxima da cidade de Barueri, onde morava em uma pequena chácara.
Pessoas assim de alma limpa, levam vantagem pois não visam o ruim, elas acreditam que há algo muito maior e que a morte as levarão ao paraiso, ao céu.
Quando a vida segue um percurso estranho, o terço ou outro objeto significativo é o melhor amigo. É onde depositam a fé, os pedidos.
Disseram-me certa vez que para tudo o que não há explicação, a resposta é Deus.
Li uma citação similar de algum filosofo mas não me recordo o autor.
E de fato, seria melhor ter a explicação Deus em resposta?
Os momentos de desordem na vida, sem explicação, seria destino? coincidencia? acaso?
Entendi por longos anos que é muito mais fácil atribuir a culpa para si mesmo quando algum acontecimento estranho gera atrito envolvendo mais pessoas. Na realidade é uma forma de inversão dos fatos, para simplesmente tirar o beneficio da duvida e esperar as proximas ações.
Se tudo o que envolve a vida do ser é por consequencia de seus proprios atos, então deveria ter acontecimentos sem explicação? Aquele momento do qual perde-se o tempo e o resultado é o que acontecia antes do fato ocorrido?
Aos religiosos, torna-se mais facil porque dentro da ignorancia não precisam refletir, apenas atribuem tudo com a imaginação da vontade de Deus.
É notorio que essa resposta conforta 'os corações aflitos', e que a ignorancia pode ser mais benefica. Por um outro lado, aqueles que não se bastam a viver alienados é uma tortura mental inimaginavel.
Não questiono o que seria bom ou não para o homem, mas sobre a facilidade em bastar-se a uma resposta que explica para ele a vida: 'Deus'.
Não questiono o que seria bom ou não para o homem, mas sobre a facilidade em bastar-se a uma resposta que explica para ele a vida: 'Deus'.
Nem tampouco me refiro aos religosos falsos, entraria em outra questão no sentido politico.
Me refiro a essas poucas pessoas, de vida simples e sempre a ter fé em Deus.
Me refiro a essas poucas pessoas, de vida simples e sempre a ter fé em Deus.
Digo que gostaria imensamente de ter essa fé, nao pelo "Deus" interior, aquela força que todos devem ter, de acreditar em si mesmo, de se amar, de ter convicção sobre as belezas do mundo que quer para si, do viver, mas com relação ao 'Deus' elaborado pela historia das religiões, as divindades, as crenças...
Hoje confesso, gostaria de dizer a mim mesma: Aconteceu porque foi a vontade de Deus.
Hoje confesso, gostaria de dizer a mim mesma: Aconteceu porque foi a vontade de Deus.
02-07-2012 - após uma conversa com uma religiosa temerosa a 'Deus' mas magnificamente bela e poetica com suas palavras e gesto de afeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário